Proposta Pedagógica

mom reading to kid a book

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O Centro Educacional Arte do ABC tem sua proposta baseada numa formação integral do ser humano, promovendo uma aprendizagem que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. Está fundamentada nas teorias sociointeracionista e contrutivista, que considera a criança como sujeito ativo que age sobre os objetos de conhecimento, interagindo com o meio, assim como sofrendo influência do mesmo. Dessa forma a aquisição dos conhecimentos acontece através de estímulos intelectuais, emocionais e pisicomotores, por meio de atividades lúdicas que partem do universo da criança. Valorizamos o conhecimento prévio das crianças e suas experiências. Através de vivências, as crianças experimentam, criam, erram e acertam. O professor atua como mediador nesse processo.

A brincadeira é uma atividade fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças, por isso fazem parte da rotina da escola. Ao propiciar a brincadeira a escola torna-se um espaço onde a criança experimenta o mundo e internaliza uma compreensão particular sobre as pessoas, sentimentos e conhecimentos. É uma prática importante no ambiente escolar pois, por meio dela o professor pode observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças no grupo e de cada uma em particular, e assim analisar e registrar suas capacidades de uso das linguagens e nos aspectos sociais e afetivos.

As práticas pedagógicas desenvolvidas têm como fundamento o ensino crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando evidentemente cada faixa etária.

O currículo está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem os alunos à formação de competências básicas para cada fase de desenvolvimento dos alunos.

As salas de aula são organizadas de maneira que propicia um ambiente que promove um conjunto de situações de uso da leitura e da escrita pelas crianças.  Exposição das letras e números, de textos usados na leitura compartilhada, mural para exposição da produção dos alunos, quadro do tempo, calendário e chamadinha para exposição da imagem e escrita do nome das crianças.

A partir do Pré-Maternal iniciamos uma rotina chamada atividade diversificada, as mesas e cadeiras são dispostas em forma de cantinhos, nos quais as crianças trabalham com diversas atividades, como por exemplo, desenho, pintura, colagem e modelagem. Favorece os momentos de interação entre as crianças e diversifica as experiências de aprendizagem.Amplia a capacidade de concentração e desenvolve a linguagem.Possibilita o partilhar, pois o material é comum a todos e exercita a iniciativa, visto que as crianças são solicitadas a escolher os cantinhos que pretendem ir primeiro.

Trabalhamos com conhecimentos privilegiados para cada faixa etária nos eixos de conhecimento: Linguagem oral e escrita, Relações Matemáticas, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais e Música, também programamos também programamos atividades que contemplem todos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social.

O nosso diferencial pedagógico reside no fato de realizarmos um trabalho diário com rodas de histórias para despertar nas crianças o gosto pela leitura, o desenvolvimento da oralidade, a capacidade interpretativa e o interesse pela escrita. Também organizamos atividades voltadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, com situações envolvendo classificações, noções de seriação e quantidades, nas quais as crianças irão estabelecer relações, por exemplo, quanto ás cores, formas, tamanho e quantidade.

A proposta pedagógica que desenvolvemos considera que o processo de alfabetização deve acontecer ao longo da Educação Infantil e não somente no final desta etapa, por isso trabalhamos nos primeiros anos, atividades que favoreçam o uso contextualizado da escrita, como um meio de comunicação.

A Educação Infantil, é o primeiro contato com a escolarização que a criança tem, é um lugar onde além dos cuidados ocorre a educação. Consideramos o letramento como o artifício do ensino-aprendizagem do uso da língua escrita, sendo que a acepção mais comum para esse processo de aprendizagem acontece quando a criança pode usar os recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendizado acontece naturalmente a partir do convívio, mediação e troca dos sujeitos (crianças, adultos), com diversos materiais escritos disponíveis – livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens e outros.

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